Home / Destaque / “Goiás vai exportar gado para o mundo todo”

“Goiás vai exportar gado para o mundo todo”

A afirmação é do governador Ronaldo Caiado que participou do 2º Encontro de Criadores de Gado Leiteiro em Bela Vista de Goiás e garantiu que vai conseguir o selo de Estado livre da aftosa sem vacinação até 2022.

Mesmo com a agenda apertada, o governador Ronaldo Caiado fez questão de participar, no último dia onze, do 2º Encontro de Criadores de Gado Leiteiro realizado na Fazenda Tamburil, em Bela Vista de Goiás. A Fazenda Tamburil pertence ao empresário Amarildo Gonçalves Pires, que é considerada referência na criação e melhoramento genético do gado Gir no Brasil. Caiado disse que a visita à propriedade é uma forma de valorizar o produtor rural e dar apoio a quem realmente está produzindo e gerando riqueza e empregos no Estado. “Goiás vai exportar gado para o mundo todo”, projetou, ao comentar o lançamento da campanha “Goiás Livre da Febre Aftosa”, realizada em Alexânia, na manhã do mesmo dia. “Você é um orgulho para o nosso Estado de Goiás. Você faz com que Goiás seja referência na boa qualidade do criar, da boa genética, e ao mesmo tempo, exporta o nome de Goiás para todos os estados e até para fora do Brasil. Eu não poderia deixar de estar presente aqui”, disse Caiado a Amarildo.

O governador chegou acompanhado pelos deputados federais José Mário Schreiner, Zacharias Calil e Glaustin da Fokus, e foi recebido também pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Em suas palavras Amarildo ressaltou, com orgulho, que sua fazenda tinha o privilégio de ter, nesta tarde de sábado, as pessoas que mudaram a política em Goiás. Agradeceu especialmente ao governador que, em quatro meses de mandato, visitou a propriedade duas vezes: “Em quatro meses de governo a gente sente que tem um legítimo representante do nosso segmento, um homem que usa botina no pé, que fala a verdade e tem a coragem para enfrentar as dificuldades que existem no meio”. A prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly também falou da importância da Estância Tamburil, pelo empenho em se tornar referência no seguimento de melhoria genética. “Estou muito feliz em ter uma família como a do Amarildo, investindo em genética, levando o nome de Bela Vista de Goiás a outros estados, mostrando pra todo país que Goiás tem desenvolvimento, que aqui temos tecnologia e que podemos ser referência até pra outros países,” parabenizou.

Fizeram parte da mesa de autoridades o anfitrião, Amarildo G. Pires; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado; a prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly; o deputado estadual Vinícius Cirqueira; a embaixadora da Republica da Zâmbia, Alfreda Kansebe; o presidente da Abraleite, Geraldo Borges; o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista de Goiás, Ézio Inácio Gomes, e o representante da ABCZ, Clarismino Junior. Caiado e os deputados federais chegaram após a abertura do Encontro.

Luta contra a aftosa – Durante o evento, Caiado aproveitou para fazer um apelo aos produtores para que vacinem seu gado contra a aftosa. Ele ressaltou que o período da campanha de vacinação se encerra no dia 31 de maio e que é preciso vacinar, em todo o Estado, 22,6 milhões de cabeças de gado. “É um mês que temos que vacinar 100% do nosso rebanho em Goiás”, frisou. O governador ainda ressaltou seu compromisso em conquistar o selo de Estado livre de aftosa sem vacinação para Goiás. Atualmente, só o Paraná possui esse status no País. “Peço a atenção de todos os produtores, vamos cumprir a risca [a vacinação]. Goiás hoje caminha e eu, se Deus quiser, antes de finalizar o meu mandato, quero que Goiás tenha o selo do Estado que tem ausência completa da aftosa sem vacinação”, garantiu. (Fonte: Divulgação/com fotos de Camargo e Paulinho PJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

*