Home / Destaque / Governo de Goiás inaugura novo Pronto Atendimento e Centro de Psicologia do Hospital do Policial Militar

Governo de Goiás inaugura novo Pronto Atendimento e Centro de Psicologia do Hospital do Policial Militar

Além de reformadas e ampliadas, novas instalações trarão melhores condições de atendimento aos policiais militares do Estado e de seus familiares, durante a pandemia de Covid-19. “Vamos poder acolher e dar alento àqueles que perderam seus entes queridos”, destacou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), inaugurou, na manhã desta quarta-feira (26/05), o novo Pronto Atendimento e o Centro de Psicologia e Assistência Social do Hospital do Policial Militar (HPM). As instalações, localizadas no Setor Cidade Jardim, em Goiânia, passaram por reforma e ampliação, com nova estrutura e equipamentos de ponta. As adaptações na unidade de saúde trarão melhores condições de atendimento aos policiais militares do Estado e de seus familiares. Com as obras no Pronto Atendimento, o Hospital ganhou nova receptação, novos leitos de enfermaria e novos móveis. Além disso, os consultórios da unidade foram ampliados. Já o Centro de Psicologia passou por adaptações e foi ampliado, com novas salas. As reformas foram viabilizadas por meio de parceria com a Fundação Tiradentes, responsável pela administração do HPM, com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A nova estrutura contou com investimentos de quase R$ 300 mil. Para o chefe da SSP-GO, Rodney Miranda, a ampliação do serviço de psicologia no HPM será um grande reforço durante a pandemia de Covid-19, que penalizou duramente as forças de segurança pública de Goiás. “Vamos poder trabalhar para acolher e dar alento àqueles que perderam seus entes queridos”, disse. Durante o discurso, o secretário ressaltou o importante apoio dado pela atual gestão do Governo do Estado, que tornou possível a vacinação e o controle da infecção pelo coronavírus, entre as forças policiais. “O mês de março foi um mês terrível para todos nós. Era em média uma morte por dia das forças de segurança, somente da ativa. A partir do momento em que nós conseguimos iniciar a vacinação, principalmente quando atingimos a faixa etária de 40 anos, cessou. De lá pra cá tivemos nas forças de segurança dois óbitos. Essa medida trouxe respaldo para que a gente continue cumprindo o nosso dever constitucional de cuidar e proteger a nossa população”, enfatizou.

Rodney Miranda ainda agradeceu o empenho da equipe de saúde do Hospital do Policial Militar, que trabalhou arduamente no período de crise. “Antes da vacina, quem segurou a barra foi aqui [HPM] e por isso, vim agradecer a atuação de vocês nesse momento difícil e dizer que nós estamos atravessando, talvez vencendo, uma primeira etapa. Então recebam os meus agradecimentos e do governador Ronaldo Caiado”, sublinhou o titular da SSP-GO. O secretário de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, que participou da inauguração, destacou a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, que tem possibilitado maior qualidade ao atendimento prestado aos militares. “Hoje é um momento importantíssimo, um passo adiante na construção e fortalecimento dessa unidade, esse novo pronto socorro. Tivemos a oportunidade de fazer a doação de ventiladores mecânicos, bomba de infusão contínua, que servirá agora no enfrentamento à Covid, mas certamente isso também ficará como um dos legados”, afirmou. O titular da SES ainda pontuou a relevância do hospital para a Saúde do Estado. “Se tudo der errado em outra unidade, seja ela pública, filantrópica ou privada, o Hospital Militar tem que estar firme, erigido. Daí a importância dessa unidade e, sobretudo, de fomentar alguns serviços que nós entendemos que são essenciais para que possa, de fato, cumprir o seu papel”, frisou. “Essa tropa, essa corporação, tem a minha admiração e o meu respeito. O que o Governo de Goiás puder contribuir para melhorar, impactar positivamente a vida de vocês e de seus entes queridos, será feito”, completou. Segundo o Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Renato Brum, os investimentos aplicados à unidade de saúde são uma forma de reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelas forças policiais, fundamental para a manutenção da ordem pública. “Se os combatentes e os médicos são considerados heróis, imagina os oficiais, praças da área de saúde. Não temos palavras. Reconhecimento aos nossos heróis”, reiterou.

O Hospital do Policial Militar foi inaugurado em dezembro de 1994. Atualmente, o HPM possui uma área de 17,5 mil metros quadrados, onde estão instaladas várias unidades do Complexo de Saúde da Polícia Militar de Goiás. A estrutura conta com equipamentos modernos, como raio-x, mamógrafos digitais, ultrassom em 3D, contador hematológico automatizado e ecodopler. Toda a rede de assistência médica, odontológica e de laboratórios, presentes na unidade de saúde, está à disposição dos policiais militares da ativa, inativos, pensionistas e de seus dependentes, atendendo hoje um público de quase 70 mil pessoas. O Hospital Militar é financiado pelo Fundo de Assistência Social (FAS) e pelo Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo).

De acordo com o diretor presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-coronel Cleber Aparecido Santos, os investimentos com a saúde do policial militar já somam mais de R$ 4 milhões, desde o início da pandemia. “Adaptamos a estrutura física do HPM, reforçamos o estoque com produtos e equipamentos, a fim de oferecer um atendimento de excelência aos beneficiários e propiciar condições de trabalho ao corpo de saúde. Firmamos ainda parcerias estratégicas com o CDI [Centro Diagnóstico por Imagem] e com o Hospital Santa Bárbara, com aquisição de 10 leitos de UTI-Covid, preferenciais para os militares e seus familiares”, disse. “Amigos, colegas de trabalho. A dor de cada família é nossa também, mas nos dá suporte para seguir com o nosso propósito e investir, cada dia mais, no cuidado e na assistência que é prestada ao nosso militar. Esperamos com o novo pronto atendimento do HPM, avançar mais um passo na busca da saúde de qualidade ao policial militar, preservando o seu bem-estar e de toda a sua família”, concluiu.

Também participaram da solenidade de inauguração o Subcomandante-geral da Polícia Militar, Coronel André Henrique Avelar, o comandante de Saúde da PMGO, Coronel Ricardo Rocha Batista, o chefe do Estado Maior da PMGO, Coronel Evenir da Silva Franco Júnior, o comandante da Academia de Polícia Militar, Coronel Marco Antônio de Castro Guimarães e o comandante do 2º CRPM, Coronel Newton Nery de Castilho. (Fonte: SSP-GO)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

*