Anuncie aqui

Crime

Equatorial Goiás identifica irregularidades no fornecimento de energia elétrica em 70 mil residências, em 2023

No ano passado, 106 pessoas foram presas

24/04/2024 14:10

Equatorial Goiás identifica irregularidades no fornecimento de energia elétrica em 70 mil residências, em 2023

Equatorial Goiás identifica irregularidades no fornecimento de energia elétrica em 70 mil residências. Foto: Divulgação.

Durante o ano de 2023, a Equatorial Goiás identificou um alto número de casos de furto de energia elétrica em Goiás. Em suas fiscalizações ao longo do ano, diversas áreas foram alvo, incluindo distribuidoras de bebidas, fazendas, mercados, indústrias e até condomínios inteiros. Cerca de 200 mil estabelecimentos e residências foram inspecionados, resultando na constatação de furto de energia em 35% dos casos, o que equivale a 70 mil unidades consumidoras.

A concessionária de energia utiliza sistemas de medição inteligente que contribuem para aumentar a precisão das ações. No ano passado, mais da metade das regularizações feitas pela distribuidora foram concentradas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia, Itumbiara e Rio Verde. O volume de perdas não técnicas, principalmente decorrentes do furto de energia, totalizou 628 Giga watt-hora, quantidade suficiente para abastecer toda a cidade de Goiânia por dois meses.

Crime e denúncias

Conforme previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o uso irregular de energia elétrica é considerado crime. Por isso, a concessionária notifica os casos às autoridades policiais para investigação e responsabilização dos envolvidos. No primeiro trimestre deste ano, foram realizadas 77 operações que resultaram na prisão de 38 pessoas, a maioria delas em Goiânia e Região Metropolitana. Em 2023, ocorreram 106 prisões.

A Equatorial Goiás reforça que os clientes podem colaborar no combate às fraudes e furtos de energia através de denúncias na Central de Atendimento da empresa pelo número 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.

Piracanjuba
Jornal 5 de Junho

Siga-nos

twitteryoutubefacebookinstagram

Av. Sen. Pedro Ludovíco, 180, Galeria JÁ, Centro Sala 08, Bela Vista de Goiás - CEP 75240-000

Copyright © 2023 Jornal 5 de Junho

Desenvolvido por Karytonn DEV